Analise de algumas música do Mind Of Mine do Zayn

by - 09 dezembro

Resultado de imagem para mind of mine zayn


O primeiro álbum solo do Zayn, o "Mind Of Mine", foi lançado no dia 25 de março, coincidentemente  foi exatamente no mesmo dia em que houve o anúncio oficial de sua saída do One Direction, só que um ano depois.Antes de conhecermos ouvirmos alguma música dele, não sabíamos exatamente como seria seu estilo musical. Era realmente uma incógnita.

E demorou um pouco para descobrirmos porque no ano de 2015, ele passou praticamente discreto, longe das redes sociais, passando mais tempo em estúdios, gravando as músicas que ansiávamos ouvir. Porém, ele começou o ano de 2016 em alto nível e grande estilo, lançando seu primeiro single PILLOWTALK, e vimos o quão diferente era do que ele fazia no One Direction  e que não tinha nada que se parecia com o que ele fazia antes.

“Mind of Mine” é um CD de quem sabe muito bem o que está fazendo e tem uma percepção muito clara de quem é musicalmente, mas você parou alguma vez para fazer uma analise do que ele queria dizer através das canções? Se não, vem comigo porque tem algumas coisas interessantes e merecem ser notadas em algumas  letras das músicas!

1 - Truth


" Minha sorte está lançada, não consigo encontrar uma saída
Não sei quantas vezes eu precisei dizer isso pra você
Esse não é o meu cenário, esse não é o meu sonho, isso é tudo seu
É claro que eu fui pego nesse jogo e eu não vou dizer nomes de quem deve ser o culpado
Eu não vou apontar dedos, eu não vou dizer que foi você
Eu vou deixar a vida tomar conta, e no tempo certo você verá a verdade''

(...)

''Minha própria mente estava no lugar, cadeiras na frente, nova vista
Não sei quantas vezes eu tive que te explicar isso
Meus sonhos, novos cenários com inimigos
Eu fui pego nesse jogo, um jogo''

(...)

''Eu tentei, esconder tudo
Não tente, não tente
Não tente, esconder tudo
Não tente esconder tudo
Não tente, não tente
Não tente, esconder tudo'' 

Repararam bem nas partes em negrito? Pois bem, é só o inicio do que parece ser um grande desabafo do Zayn em forma de música. Quando ele fala "Esse não é o meu cenário, esse não é o meu sonho, isso é tudo seu", parece que ele faz referência em estar na banda, de que aquilo não era para ele. Todos nós agora já sabemos que o Zayn não queria estar lá. 

2 - Befour 

''Eu já fiz isso antes
Mas não dessa forma

Eu não bebo para ficar bêbado
Eu sinto toda a onda
Se tem algo que eu quero
Eu aceito todos os certos erros
Agora, eu vou ficar na minha zona
Estou cansado de discutir
Lutar contra isso não pode mais me incomodar, não

É hora de melhorar
Tantas horas se passaram
Batidas do coração que bobearam meu sangue
Não tem mais cordas para você puxar
Você fica brincando
Então me perdoe se eu não falar nada
Não consigo encaixar meus acordes nas suas músicas, não"

Como assim não tem mais cordas para puxar? Seria uma referencia a alguma boyband?
Vamos levar em conta que a One Direction é uma banda totalmente controlada e manipulada pela gestão, certo?
Um outro fato interessante é o título da música. O certo seria "Before" por conta da pronuncia, mas foi colocado "BeFour": Before= antes; Be= ser; BeFour= Sejam quatro

Agora falando sobre o clipe de Befour, que foi considerado um clipe aleatório e sem fundamento. Associem isso acima com o vídeo. No clipe mostra o Zayn fazendo algo que não víamos há tempos. Sorrindo. Se divertindo. É apenas esse o proposito do vídeo. Mostrar que agora ele finalmente se encontrou. Reflitam. Assista o vídeo abaixo:



"Como ninguém notou isso antes?" 

Simples. Qual a única música do Zayn que é a mais famosa? PillowTalk. Por que? É a principal que fala apenas de que? Sexo. 
Logo em seguida temos o sigle "Like I Would". Que também tem seu lugar de sucesso e é super bem divulgado, já que é uma das músicas que o Zayn mais canta ao vivo. 
PillowTalk e Like I Would passam direto na TV, rádios e tudo mais. Befour também, mas não com a mesma frequência. 

''Mas, Befour não é um single também?''

Like I Would passou com clipe na TV no mesmo dia que lançou. Com Befour foi diferente. Por que? Já que não podemos negar que a música é uma das mais viciantes. 
Talvez porque sua mensagem não vinha a calhar sobre dizer de "sexo" ou "amor" e sim um desabafo. 
Analise o clipe. Ele mostra a vida do Zayn. Não exatamente a vida, mas mostro o como ele está feliz. Mostra no final que ele se "encontrou" esse é o objetivo do clipe que ninguém conseguiu entender. Mostra apenas a vida dele agora.

3 - Lucozade 


Bom, falamos sobre duas faixas do álbum apenas, ainda tem muita coisa pra quebrar aqui. Dando continuidade, agora é uma das músicas mais geniais do álbum, Lucozade. 

''Você nem vai querer saber as coisas que eu ouço
Mais uma tragada, as manchetes brilham, você é o que está na moda
Eu só espero que você tenha alcançado essa posição com a sua ambição
Você estará procurando por tempo demais
Você é o vilão nesse filme
E eu não estou errado, eu não respiro a poluição
E a única solução é bagunçar as merdas''

Aqui ele pode dizer mais uma vez sobre o controle da mídia. E a parte mais curiosas para mim foi "Você é o vilão nesse filme". Quando ele saiu da banda, o que o fandom fez? Ódio focado no Zayn. Apenas ódio.
Depois dessa frase, ele canta "e eu não estou errado, eu não respiro poluição", como se ele estivesse dizendo que o que ele fez não foi errado. Que ele precisava fazer para ficar longe disso tudo, ou seja da "poluição".

''Não é sobre quem está ganhando ou perdendo
É sobre o caminho que você escolhe
O tempo cura as dores e promove sua própria calma
Quando as cicatrizes se foram, você não vê os hematomas
Quero tirar esses relógios, correntes e anéis de ouro
Eu estou me envolvendo nas sensações que eles trazem''

Quando ele fala "Quero tirar esses relógios, correntes e anéis, eu estou me envolvendo nas sensações que eles trazem", podemos interpretar isso como um ''modo de falar". Uma vez que, quando ele diz que quer tirar esses objetos (que foram caracterizados como objetos de CORPO, ou seja, coisas que estão apegados ao físico, podemos perceber que ele não falava de "objetos", se interpretarmos dessa forma). Quando ele diz que quer desapegar desses objetos, ele diz que quer "desapegar" desses "objetos". Você não consegue ver algo claramente por trás disso?

''Certeira, você causa dano em mim
As emoções se espalham, mesmo padrão, nem consigo encontrá-los
Eu estou triste por coisas que nunca aconteceram
Sem mentiras nos meus olhos, apenas a verdade sairá da minha boca
Eu estou tentando gritar, porra, mas as palavras não saem''

"Sem mentiras nos meus olhos, apenas a verdade sairá da minha boca". Isso não soa como se antes, nada que ele falasse fosse real?
''Eu estou tentando gritar, porra, mas as palavras não saem''. Teria sido para gente prestar atenção no álbum? Talvez sim, já que ninguém antes fez uma analise critica sobre as letras.

4 -  Borderz

''Eles não sabem o que eu sei
Por quanto tempo eu tive que segurar''

''Então tire tudo, vamos quebrar as nossas paredes
Nesse momento eu quero ver tudo 
Eu não quero me acalmar, então vamos cruzar as linhas que perdemos 
Nesse momento eu quero ver tudo''

"Você estava bem no limite
Me dê tudo isso 
Me dê tudo de você
Não se apresse sobre mim
Não se incline sobre mim"

Primeiramente, gostaria de destacar que a palavra "Borderz" é sinônimo de "Limite" 
A música parece que foi feita para uma mulher não é? Entretanto, é uma letra confusa, não faz muito sentido.
Quando ele fala "Você estava bem no limite", podemos imaginar ele falando de si mesmo em terceira pessoa, como se fosse sua mente falando consigo mesmo (lembrando que o nome do álbum é Mind of Mine, que significa "Na minha mente" e a música intro tem haver com Borderz, mas falarei sobre isso depois). E se alteramos um pouco a palavra limite? O que é limite? Borda, não prosseguir, algo até onde você pode ir. Então vamos aplicar isso à musica. 

"Você estava certo em não continuar". Ficaria assim. Faz mais sentido agora, não é? Como se ele estivesse falando com ele mesmo. Agora veja, em seguida, o ritmo da música muda e vem a parte "Me dê tudo isso, me dê tudo de você".
O motivo dessa mudança de ritmo durante as falas são interessantes. É como se fosse uma conversa. Explicando, é como se ele ele dissesse pra si mesmo que já estava em seu próprio "limite" e em seguida outra pessoa entra na conversa dizendo "Me dê tudo isso, tudo de você".
"Me dê tudo isso, tudo de você" pode ser relacionado a gestão da banda na época em que ele fazia parte. Como se eles exigissem do Zayn tudo dele, enquanto o mesmo dizia para si que estava em seu "limite". Ouçam o refrão e percebam como parece uma "conversa".

5 - Mind Of Mine (intro)


Agora entramos finalmente em "Mind Of Mine (intro), a primeira faixa do CD.

''Agora eu estou no meu limite
Não consigo encontrar o meu caminho
Está dentro da minha mente
Abra-a e veja o que está dentro da minha 
Minha mente
Abra-a e veja o que está dentro da minha 
Minha mente''

E mais uma vez a palavra "limite" é abordada do CD, o mesmo conceito de Borderz. Agora veja:

"Agora eu estou no meu limite". Não bate com a analise da música Borderz? Dela ser uma música em terceira pessoa? Sim, bate. (''Você estava bem no limite''; ''você estava certo em não continuar")
Só de falar "O que está dentro da minha mente", faz referência ao álbum todo, que é tudo o que ele pensa e isso foi nos avisado logo na primeira faixa.

6 - Blue 


"Eu disse que estive fazendo errado por muito tempo 
Eu estive fazendo errado por muito tempo

Nas nuvens, onde os anjos cantam
É o sorriso dela, é, é tudo que eu vejo, nos olhos dela, onde eu quero estar 
Ela sabe que eu preciso de seu amor
Ela sabe que preciso de seu toque
Ela brinca com o meu coração e minhas emoções 
Eu a dou meu amor e minha devoção
Ela me disse que pensaria
Eu preciso do corpo dela, ela também precisa de mim

Eu preciso de alguém para amar
Para me amar mesmo se estiver triste
Para me amar mesmo se estiver triste
Para me amar mesmo se estiver triste''

A letra em inglês fala "love me blue", mas a tradução não seria "me ame azul". Blue (azul em inglês) é uma palavra muito versátil, se vira muito bem com diversos significados, formando várias expressões em inglês. Se alguém diz que está blue ou feeling blue, significa que a pessoa está triste, melancólica. 

Então, a tradução seria "me ame mesmo triste", "preciso de alguém para me amar mesmo quando estiver triste".
Vocês podem me chamar de louca pelo o que eu vou falar aqui, mas faz total sentido. Essa frase define os fãs. Fãs sempre precisam apoiar seu ídolo em todos os momentos, e não foi o que aconteceu com o Zayn assim que ele saiu da banda. Não foram todos que apoiaram ele, foi menos que a maioria.

Lembrando que de todo o fandom, todo o ódio sobre ele (vendo agora que não tem nenhum motivo) na época as fãs surtaram e ele foi feito de "vilão" (assim como foi falado em Lucozade). Imagine o quão triste ele ficou, o quão depressivo deve ter sido saber que milhares de pessoas te odeiam. 80%


7 - Rear View


''O seu coração pode estar meu para procurar?
Pois não tenho tempo pra lhe ajudar a encontrar todas as palavras
Melodias e memórias, histórias que parecem absurdas
Não vou dizer nenhuma mentira
Contanto que você olhe nos meus olhos
Eu vou onde quer que esteja, vou lhe seguir
Fiquei sabendo de todas as coisas que você tem feito
E todas as guerras em que você enfrentou
Fiquei sabendo de todo o amor que você perdeu
Que já está acabando antes de começar 
Fiquei sabendo de todos os quilômetros que você percorreu 
Só para começar de novo
Fiquei sabendo de tudo o que você já passou
Parece que você precisa de um amigo, um amigo

Por favor, não espere, não vou para casa hoje à noite''

Nessa parte de Rear View vai ficar enorme.
Mais uma vez, Zayn cita em sua música mais uma referência ao controle da mídia. E, aparentemente da One Direction. Na parte em que ele diz "História que parecem absurdas'' e em "eu não contarei mentiras", isso da-se por ele agora finalmente ter voz, assim que saiu da banda.

E então vem a bomba: 

''Fiquei sabendo de todas as coisas que você fez, [...] fiquei sabendo de tudo o que você já passou, parece que você precisa de um amigo, um amigo''

Isso nada mais e nada menos nos lembra a crise que ocorreu durante a saída dele da banda. Fãs se auto mutilando, se suicidando. Estaria ele, mais uma vez, mostrando-se preocupado com as fãs? Assim como na música Blue, onde ele diz que ele precisa de nosso amor, nossos sorrisos? Tudo faz sentido. 

Mas também existe  uma outra analise, que poderia a mesma frase ser interpretada em terceira pessoa, como Borderz, como se ele dissesse que ele precisa de um amigo (nós)  depois de tudo o que ele passou, depois de tudo o que passamos. Resumidamente, mostra a nossa relação de fãs com ele.

Então estaríamos falando que na música, ambos precisam de amigos. Os fãs e o Zayn, afinal, quando ele saiu da banda, foi com certeza absolutamente difícil para os fãs e também para ele. Certo, ele estava feliz, finalmente saiu.... Mas do que adianta se todos te odeiam agora? Reflitam, ele precisava de apoio, e só ganhou ódio. Se para nós que somos fãs doeu, imagina para ele. 

Eu nunca vou esquecer o sorriso dele no iHeart quando uma fã gritou "I'm so proud of you Zayn". Aquilo foi um sorriso sincero e o mais doce de todos. E os desenhos que ele recebe das fãs? Consegue imaginar o sorriso no rosto dele? 

Voltando, agora vamos a parte da música que ele fala "Please don't wait, I'm not coming home tonight" (PT/ Por favor, não me espere, eu não estou voltando para casa."

Sim, a música parece ser uma música romântica, porém, se está associando aos fãs e a relação com eles, essa frase se abre com outro significado, nada mais obvio do que ele falando que não vai voltar para a banda. Para as fãs não esperarem por isso. E agora, um tweet antigo que muitos fãs dizem ter sido para a Perrie, mas essa música associou-se aos fãs, entendemos mais uma vez como uma não volta a banda. 




Sim, seu tweet antigo bate perfeitamente com a letra de Rear View e nessa época ele já havia saído da banda. 
E ainda vale lembrar que ele escrevia as próprias músicas (algumas do álbum) quando ele tinha seus 17 anos e por aí, principalmente durante a época da banda. Se vocês repararem Zayn nunca/ou quase nunca participou da escrita ou composição de algumas música da One Direction. Não é atoa que as ideias dele não eram aceitas na banda. Ele precisava colocar elas em algum lugar, não é mesmo? Talvez seja por isso que as coisas que apontava, as ideias que ele tinha não tivessem sido aceitas, por conta da manipulação. Olha só as letras das músicas dele. Compare com as da 1D. Podemos ver uma imensa diferença.
Se ele nunca teve a chande de se quer participar da produção da banda, como ele podia estar feliz? 
Outro ponto, ele deu uma entrevista, e ele nos disse que agora ele pode ser quem realmente é, ele fala o que quer, mostra o que quer, isso refletiu em álbum de forma incrível!

A conclusão de tudo isso? Se não conseguiu entender, leia toda a tradução das músicas em negrito. TUDO o que ele falou é apenas a verdade na nossa cara. E sinceramente, teorias dizendo que ele ainda está no meio da banda... Vocês prestaram atenção em tudo o que ele disse? Ele praticamente descreve a banda como um inferno (no qual já sabemos que é). Essa analise foi para quebrar qualquer tipo de teoria que diz que ele ainda tem algo no meio da banda, e para esclarecer pelo menos tudo o que ele quis nos mostrar, o quando, o quanto ele sofreu, o quanto ele precisa de nós, o quanto ele nos ama. Isso foi tudo o que estava na mente dele. E isso é brilhante. Eu tenho completamente orgulho, afinal, ele nos presenteou com esse álbum maravilhoso e eu sou grata por poder acompanhar cada segundo da sua nova fase solo.

...

Galera, essa analise ela não foi feita por mim. Uma Zquad entrou em contato comigo meses atrás, e perguntou se eu poderia divulgar aqui no blog, e aceitei. Peço até desculpas a ela mais uma vez por não ter visto a mensagem dela antes e pela demora de ter feito o post de sua analise. Os créditos é todinhooo dela! Quem tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com ela. O Twitter dela é  @benedetti_naju e o fã clube do Zayn que é apenas no Instagram é o  @BrazilMalik. Sigam ela e deixem os comentários sobre o que achou da analise!


Você poderá gostar também

0 comentários